sexta-feira, 5 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO




A avaliação é um tabu para muitos professores e trabalhadores da área da educação, pois atualmente deve-se considerar todo o meio em que a criança vive.
Segundo Freitas (2001, p. 47), 

“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras”.

É importante que o professor tenha conhecimento dos métodos avaliativos da escola, porém também é preciso que sejam levados em consideração problemas pessoais, brigas familiares, doenças, falta de alimentação, separação dos pais, entre outros que podem influenciar na formação psicológica, afetiva e cognitiva das crianças e gerar uma avaliação errônea, podendo ser apenas um problema momentâneo.
            É necessário que haja uma avaliação contínua e formativa para os alunos, identificando suas dificuldades e fracassos. Por isso, é necessário que o professor conheça as crianças, saiba quais suas competências, seus interesses e deve criar uma afetividade com elas.
É fato que o aprendizado se constrói por meio da afetividade, da experiência, na construção do conhecimento e o professor deve ser mediador destas situações para obter um melhor rendimento do aprendizado.
Avaliar toda e qualquer participação das crianças, sendo dentro ou fora de sala de aula, seja através de desenho, prova, uma atividade individual ou em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.