sábado, 6 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

Está claro que alfabetizar letrando é o que dá sentido à aprendizagem. Ao ver a utilidade e aplicação de um conceito no seu cotidiano, a criança tem centenas de possibilidades para que ela mesma consiga fazer as ligações necessárias para o seu aprendizado, aproveitando melhor aquilo que o professor lhe transmite.
É preciso sim trabalhar a apropriação de conceitos e formas para se realizar a leitura e a escrita, mas é preciso que todo o processo faça sentido para a criança. Em outras palavras, é preciso que a criança enxergue a necessidade do que ela está aprendendo, e enxergue no próprio mundo a mudança de sua visão sobre as coisas a partir daquilo que ela aprende.

Quando a criança começa a ler e escrever, ela sente uma extrema necessidade de explorar o mundo com os olhos da alfabetização. Porém, ao limitar-se a apenas regras e normas didáticas baseadas em livros, poucas se tornam suas referências de exploração.

Atividades e projetos sistemáticos bem elaborados podem unir o trabalho de alfabetização e letramento, que jamais devem ser vistos como dois objetos de ensino separados, uma vez que um dá a capacidade de interpretar a simbologia escrita do mundo, e o outro a leitura do mundo e capacidade de compreensão do mesmo como ponto de partida para suas produções. Aliás, produção, discussão e apresentação de suas criações são fundamentais, pois mostram os resultados da criança e o entendimento de que o que está escrito é para ser lido.

Estas atividades podem tornar-se grandes aliadas, tanto no processo de ensino quanto no momento da avaliação do aprendizado, pois possibilita a obtenção de resultados concretos e quantitativos, bem como uma percepção de todo o processo de apropriação de ensino e a formulação dos novos conhecimentos pelo aluno.

É na observação deste processo que o professor poderá perceber, em tempo real, a efetividade daquilo que está transmitindo e as necessidades dos alunos a respeito dos métodos, uma vez que cada criança possui habilidades diferentes.

Neste momento, será possível ter uma visão macro do ambiente escolar, que também precisará ser avaliado, da estrutura até as competências administrativas e docentes, por meio da capacidade do colégio em servir as aulas com recursos, desde o ambiente que disponibiliza para a vivência e exploração do conhecimento, até os materiais necessários para as atividades, além da abertura e interesse do corpo docente e administrativo pela inovação e adaptação a maneira do grupo aprender.


O professor com olhar atencioso às necessidades dos alunos e uma equipe pedagógica consciente do seu papel na construção do conhecimento da criança são capazes de descobris as brechas ideais para a aprendizagem e, com certeza, pode fazer uma enorme diferença na vida de seus alunos a respeito da sua capacidade de leitura e escrita na consequência da alfabetização e do letramento.

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