terça-feira, 2 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

     A alfabetização um tema muito discutido da educação, pois trabalha com diferentes métodos e pensando que não existe o método certo ou o errado, mas  que do outro lado temos alunos que aprendem de diferentes maneiras.
     Hoje está em alta o método global, que vai de encontro a teoria do construtivismo, mas será que todos os alunos vão aprender partindo deste método? Quando não era conhecido este método as crianças não aprendiam? Podemos considerar que este método é relevante quando adicionamos a ele outros métodos para ensinar.
    Falamos muito também de alfabetizarmos letrando, o letramento tem que estar presente, pois com ele a criança aprende a ler e a compreender o mundo em que ela vive. Outra questão importante é como vamos avaliar este processo?
   Segundo Hoffman,(1992, p. 42) ,
"é urgente encaminhar a avaliação a partir da efetiva relação professor e aluno em
benefício à educação do nosso país, contrapondo-se à concepção sentenciva, grande
responsável pelo processo de eliminação de crianças e jovens na escola".
   A avaliação é a grande responsável pela evasão escolar, avaliar é muito importante, pois se temos alunos que não aprendem em um determinado período eles devem ser avaliados de outra forma, reprovar não é e nunca será a melhor solução.
   Dentro deste processo de avaliação o professor deve solicitar a avaliação dos alunos a respeito do professor, por que nem sempre o que o professor está ensinando é o que os alunos querem e estão conseguindo aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.