terça-feira, 2 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

      Alfabetizar tem como conceito histórico o ensino-aprendizado da tecnologia da escrita. Na leitura é a capacidade de decodificar os sinais gráficos, e na escrita a capacidade de codificar os sons da fala.
   Com o passar dos tempos o termo "ALFABETIZAÇÃO" deixou de ser somente um processo de ensinar e aprender, passou a ser compreendida como o domínio dos conhecimentos.
     Para que o aluno faça a apropriação do sistema da leitura e da escrita é preciso trabalhar de uma forma sistemática em sala de aula.
   Para muitos professores o processo de avaliar é difícil, ainda mais no processo de alfabetização, que é uma etapa marcante na vida dos educandos, pois a sede de aprender a ler e escrever é imensa, a busca pelo novo é intenso.
    A avaliação deve ser diariamente, pois a cada dia, o educando apresenta mudanças, ela deve servir também para o próprio educador rever sua prática pedagógica, seus métodos de ensino e tudo mais.
   O objetivo da avaliação, é a qualidade no processo de alfabetização, tem como foco a evolução e os caminhos percorridos pelos alunos. Deve ser utilizada como um método de diagnosticar as dificuldades dos educandos, para que o educador consiga de alguma maneira, sendo essa mais adequada conseguir com êxito sanar as dificuldades encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.