Avaliar não é
uma tarefa fácil em qualquer momento da educação, mas esta dificuldade aumenta
durante a alfabetização e muitos fatores estão envolvidos neste complexo
processo educacional.
Precisamos ter
em mente que não são apenas as crianças que devem ser avaliadas no processo
educativo. É preciso avaliar o sistema de ensino, o currículo, a escola, o
professor e os próprios processos de avaliação.
É muito
importante que para avaliar os alunos o professor esteja atento à diversidade
da sala de aula, aos diferentes tempos de aprendizagem e busque atender às
necessidades dos alunos usando de estratégias de ensino acessíveis a qualquer
estudante. Na alfabetização o professor precisa explorar a relação
extraescolar dos alunos com a escrita e desenvolver experiências culturais
ricas e importantes para a interação social e o exercício da cidadania.
O professor
deve ser sensível ao que os alunos demonstram saber ou não, também as suas
características e modos de interagir, as suas inseguranças, medos e anseios. Pode
planejar situações de avaliação mais investigativas que realmente alcancem o
propósito desejado, e propor estratégias de intervenção para garantir as
aprendizagens que os estudantes têm direito.
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