quarta-feira, 3 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO


Avaliar não é uma tarefa fácil em qualquer momento da educação, mas esta dificuldade aumenta durante a alfabetização e muitos fatores estão envolvidos neste complexo processo educacional.
Precisamos ter em mente que não são apenas as crianças que devem ser avaliadas no processo educativo. É preciso avaliar o sistema de ensino, o currículo, a escola, o professor e os próprios processos de avaliação.
É muito importante que para avaliar os alunos o professor esteja atento à diversidade da sala de aula, aos diferentes tempos de aprendizagem e busque atender às necessidades dos alunos usando de estratégias de ensino acessíveis a qualquer estudante. Na alfabetização o professor precisa explorar a relação extraescolar dos alunos com a escrita e desenvolver experiências culturais ricas e importantes para a interação social e o exercício da cidadania.
O professor deve ser sensível ao que os alunos demonstram saber ou não, também as suas características e modos de interagir, as suas inseguranças, medos e anseios. Pode planejar situações de avaliação mais investigativas que realmente alcancem o propósito desejado, e propor estratégias de intervenção para garantir as aprendizagens que os estudantes têm direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.