quarta-feira, 3 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO



Alfabetização e letramentos são conteúdos diferentes, porém devem caminhar juntos para que aconteça uma aprendizagem plena. “A ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento” (Pró Letramento, p. 13).
Nesse processo de alfabetização a avaliação não alcança apenas o objetivo de verificar o que a criança aprendeu ou não, mas também pode ser usada para buscar as razões dessa aprendizagem ou não aprendizagem.
Saber avaliar não é uma tarefa fácil é um dos aspectos que mais se faz necessária uma mudança no ensino aprendizagem. É preocupante que um professor avalie a mesma atividade em ocasiões diferentes e atribua uma nota diferente em cada ocasião. Ao invés de um instrumento efetivo de aprendizagem, a avaliação na alfabetização pode afetar aquilo que se pretende medir, lembrando que o professor tem papel crucial nos resultados que obtém.
            Para evitar tais situações é importante que o educador saiba se auto avaliar, avaliar o sistema de ensino, o currículo, a escola e que se preocupe com a sua formação continuada. Que tenha um olhar crítico, reflexivo e que consiga perceber as diferentes necessidades de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.