Alfabetização e letramentos são
conteúdos diferentes, porém devem caminhar juntos para que aconteça uma
aprendizagem plena. “A ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que
contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento”
(Pró Letramento, p. 13).
Nesse processo de alfabetização a avaliação
não alcança apenas o objetivo de verificar o que a criança aprendeu ou não, mas
também pode ser usada para buscar as razões dessa aprendizagem ou não
aprendizagem.
Saber avaliar não é uma tarefa fácil é um dos
aspectos que mais se faz necessária uma mudança no ensino aprendizagem. É
preocupante que um professor avalie a mesma atividade em ocasiões diferentes e
atribua uma nota diferente em cada ocasião. Ao invés de um instrumento efetivo
de aprendizagem, a avaliação na alfabetização pode afetar aquilo que se
pretende medir, lembrando que o professor tem papel crucial nos resultados que
obtém.
Para evitar tais situações é
importante que o educador saiba se auto avaliar, avaliar o sistema de ensino, o
currículo, a escola e que se preocupe com a sua formação continuada. Que tenha
um olhar crítico, reflexivo e que consiga perceber as diferentes necessidades
de cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.