quarta-feira, 3 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

 Num sentido mais abrangente, compreendo que, o objetivo da avaliação é fornecer aos professores as informações necessárias, para que assim os mesmos possam oferecer um ensino de qualidade. 
 Sendo importante que o mesmo mantenha o diálogo em um clima democrático e participativo, em que seus alunos possam  ter voz e espaço para refletir, criar, (re)criar, compartilhar ideias, certezas e incertezas. 
  Hoffmann (2009) faz umas alerta, nos diz: “a prática avaliativa não irá mudar em nossas escolas em decorrência de leis, resoluções, decretos ou regimentos escolares, mas a partir do compromisso dos educadores com a realidade social e educacional que enfrentamos”.                                               
   Portanto, o professor deve ser o mediador do conhecimento, com o intuito de promover a construção e a organização do conhecimento do aluno.        
    Nesta perspectiva, a avaliação torna-se um caminho à aprendizagem.             
   A avaliação como “mediadora”, possibilita ao aluno construir seu conhecimento, respeitando e valorizando suas ideias, ou seja, faz com que ele coloque em prática toda sua vivência. Para isso, é essencial que o professor conheça cada aluno e suas necessidades.

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