Num sentido mais abrangente, compreendo
que, o objetivo da avaliação é
fornecer aos professores as informações necessárias, para que assim os mesmos
possam oferecer um ensino de qualidade.
Sendo importante que o mesmo
mantenha o diálogo em um clima democrático e participativo, em que seus alunos
possam ter voz e espaço para refletir,
criar, (re)criar, compartilhar ideias, certezas e incertezas.
Hoffmann
(2009) faz umas alerta, nos diz: “a prática avaliativa não irá mudar em nossas
escolas em decorrência de leis, resoluções, decretos ou regimentos escolares,
mas a partir do compromisso dos educadores com a realidade social e educacional
que enfrentamos”.
Portanto,
o professor deve ser o mediador do conhecimento, com o intuito de promover a
construção e a organização do conhecimento do aluno.
Nesta perspectiva, a avaliação torna-se um caminho à
aprendizagem.
A avaliação como
“mediadora”, possibilita ao aluno construir seu conhecimento, respeitando e
valorizando suas ideias, ou seja, faz com que ele coloque em prática toda sua
vivência. Para isso, é essencial que o professor conheça cada aluno e suas
necessidades.
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