AVALIAÇÃO
NA ALFABETIZAÇÃO
Avaliar
na alfabetização exige muita observação e critérios, pois cada criança aprende
e se desenvolve de maneira diferente.
Cada criança possui
um conhecimento em dialetos (gírias, sotaques,...), para um bom desenvolvimento
linguístico na alfabetização o professor deve ter um grande conhecimento
linguístico para ensinar e corrigir seus alunos. No processo de alfabetização
não basta apenas ensinar e cobrar do aluno, mas o professor deve ter certeza do
que ensina para sua turma.
Deve
ser levado em conta não apenas que a criança possua uma gramática correta, mas
também a concordância do que ela escreve. Muitos alunos escrevem com uma
gramática correta, mas quando se lê o que ele escreve é perceptível a falta de
concordância entre as palavras Cagliari nos remete a pensar isto “Quantos
alunos escrevem textos horríveis sem nenhum erro gramatical!...Naturalmente,
não se quer dizer que se pode escrever um texto sem preocupações gramaticais” (1989,
p.38)
Na
alfabetização, avaliar é um processo realizado todos os dias, no
desenvolvimento em cada atividade. É preciso compreender aquele aluno que por
muitas vezes não tem um bom desenvolvimento nas atividades, mas está sempre
procurando aprender e compreender melhor o que o professor ensina. Conforme
Cagliari “Um outro lado da questão do certo e errado e diferente nas atividades
de português nas escolas diz respeito a valorização indevida que se da
escrita”. (1989, p.37)
Avaliar
na alfabetização é perceber e observar todos os atos e desenvolvimento do aluno
dentro da sala de aula.
REFERÊNCIA
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização
e Lingüística. São Paulo: Editora Scipione, 1989
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