sexta-feira, 5 de julho de 2013

TEXTO REFLEXIVO EM GRUPO


AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO
 

Avaliar na alfabetização exige muita observação e critérios, pois cada criança aprende e se desenvolve de maneira diferente.
Cada criança possui um conhecimento em dialetos (gírias, sotaques,...), para um bom desenvolvimento linguístico na alfabetização o professor deve ter um grande conhecimento linguístico para ensinar e corrigir seus alunos. No processo de alfabetização não basta apenas ensinar e cobrar do aluno, mas o professor deve ter certeza do que ensina para sua turma.
Deve ser levado em conta não apenas que a criança possua uma gramática correta, mas também a concordância do que ela escreve. Muitos alunos escrevem com uma gramática correta, mas quando se lê o que ele escreve é perceptível a falta de concordância entre as palavras Cagliari nos remete a pensar isto “Quantos alunos escrevem textos horríveis sem nenhum erro gramatical!...Naturalmente, não se quer dizer que se pode escrever um texto sem preocupações gramaticais” (1989, p.38)
Na alfabetização, avaliar é um processo realizado todos os dias, no desenvolvimento em cada atividade. É preciso compreender aquele aluno que por muitas vezes não tem um bom desenvolvimento nas atividades, mas está sempre procurando aprender e compreender melhor o que o professor ensina. Conforme Cagliari “Um outro lado da questão do certo e errado e diferente nas atividades de português nas escolas diz respeito a valorização indevida que se da escrita”. (1989, p.37)
Avaliar na alfabetização é perceber e observar todos os atos e desenvolvimento do aluno dentro da sala de aula.

 


REFERÊNCIA 

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Editora Scipione, 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.