É
notório que a avaliação não é um processo de julgamento, mas sim de reflexão,
devendo ocorrer cotidianamente, já que a criança apresenta diferenças todos os
dias. Desta forma, a avaliação deve servir para que o professor reflita sobre a
sua ação pedagógica revendo seus métodos e práticas de ensino, em função do
aprendizado dos alunos. Assim, a existência da avaliação visa a garantir a qualidade
no processo ensino e aprendizagem, tendo como foco a evolução e os caminhos
percorridos pelos alunos em interação com o professor. Outro ponto importante é
a mediação do professor no processo de alfabetização. Segundo HOFMANN (2000), a avaliação mediadora se desenvolve em beneficio
ao educando e dá-se fundamentalmente pela proximidade entre quem educa e quem é
educado. Somente através da proximidade é possível que o professor
conheça seu aluno, para então poder avaliá-lo.
Avaliar tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança, esta avaliação não pode acontecer como forma a medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas aprendizagens. Portanto o objetivo da avaliação é a qualidade no processo de alfabetização, tendo como foco a evolução e os caminhos percorridos pelos alunos em interação com o professor.
Faz-se necessário entender que existe em sala de aula uma diversidade nas formas de aprender de cada aluno. Portanto, é tarefa do professor disponibilizar variedade de atividades e também de formas avaliativas. Outro ponto que deve ser levado em conta, são os conhecimentos que a criança já possui, de modo que a partir deles possa construir novos conhecimentos, além de consolidar os mesmo.
A avaliação se dá em atividades contextualizadas, observando-se como cada criança constrói seu conhecimento. A devolutiva do professor sobre a evolução da criança nesse processo é importante para que a criança perceba suas próprias aprendizagens. Em uma avaliação formativa e mediada é importante a devolução do processo de aprendizagem à criança, isto é, o retorno que o professor dá para as crianças a respeito de suas conquistas e daquilo que já aprenderam.
Avaliar tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança, esta avaliação não pode acontecer como forma a medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas aprendizagens. Portanto o objetivo da avaliação é a qualidade no processo de alfabetização, tendo como foco a evolução e os caminhos percorridos pelos alunos em interação com o professor.
Faz-se necessário entender que existe em sala de aula uma diversidade nas formas de aprender de cada aluno. Portanto, é tarefa do professor disponibilizar variedade de atividades e também de formas avaliativas. Outro ponto que deve ser levado em conta, são os conhecimentos que a criança já possui, de modo que a partir deles possa construir novos conhecimentos, além de consolidar os mesmo.
A avaliação se dá em atividades contextualizadas, observando-se como cada criança constrói seu conhecimento. A devolutiva do professor sobre a evolução da criança nesse processo é importante para que a criança perceba suas próprias aprendizagens. Em uma avaliação formativa e mediada é importante a devolução do processo de aprendizagem à criança, isto é, o retorno que o professor dá para as crianças a respeito de suas conquistas e daquilo que já aprenderam.
REFERÊNCIAS
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação
Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto
Alegre: Educação & Realidade, 2000.
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