A tarefa do professor referente a
avaliação do aluno é um assunto que levanta muitas Duvidas e receios.
Primeiramente o professor deve ter a
noção de que ele também deve se autoavaliar, avaliar o sistema de ensino, o
currículo que se segue, etc.
A avaliação deve ser utilizada para
diagnosticar dificuldades, para que o professor consiga remanejar o ensino de
maneira adequada para que as dificuldades sejam sanadas.
Na avaliação da leitura é importante
que a criança leia textos completos e que façam sentido, e não apenas parte
dele ou palavras soltas. Lendo um texto coerente e completo ficará viável a
avaliação competente do professor para com o aluno sobre o nível da leitura.
Com base nos anos iniciais, foram
criadas algumas capacidades que são relevantes nessa fase, como: localizar
informações, reconhecer a finalidade do texto, identificar o tema, entre
outras.
Antigamente a alfabetização
significava a decodificação de sinais gráficos. Mas atualmente o conceito de
alfabetização é mais abrangente. É caracterizada como um processo ativo, onde a
criança desde que começa a conviver com a escrita , constrói e reconstrói
hipóteses sobre a origem e o funcionamento da escrita como um sistema de
representação.
Devido ao surgimento dos termos
“letramento” e “alfabetização funcional”, os pesquisadores decidiram
diferenciar os dois termos. Então passou-se a entender que alfabetização se
resume no processo de leitura e escrita. Já o letramento é mais amplo, pois
além do aprendizado da leitura e escrita, disponibilizará a criança a
capacidade de interpretar e utilizar tais habilidades em práticas sociais. O
nível de letramento se dá através da cultura escrita de cada um.
Para que haja o ensino da linguagem
escrita é necessário a absorção do sistema alfabético.
Existem diversos métodos de
alfabetização e cabe ao professor constatar qual deles se adéqua melhor em sua
turma, se algum aluno responde a um método diferente dos demais. Essas
informações podem ser obtidas através da avaliação, conforme comentamos no
início do texto.
É preciso que a apropriação da
linguagem escrita seja composta pela alfabetização e pelo letramento, para que
com autonomia a criança saiba ler, escrever e ainda entender e interpretar o
que está escrito.
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