quinta-feira, 27 de junho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO


            A tarefa do professor referente a avaliação do aluno é um assunto que levanta muitas Duvidas e receios.
            Primeiramente o professor deve ter a noção de que ele também deve se autoavaliar, avaliar o sistema de ensino, o currículo que se segue, etc.
            A avaliação deve ser utilizada para diagnosticar dificuldades, para que o professor consiga remanejar o ensino de maneira adequada para que as dificuldades sejam sanadas.
            Na avaliação da leitura é importante que a criança leia textos completos e que façam sentido, e não apenas parte dele ou palavras soltas. Lendo um texto coerente e completo ficará viável a avaliação competente do professor para com o aluno sobre o nível da leitura.
            Com base nos anos iniciais, foram criadas algumas capacidades que são relevantes nessa fase, como: localizar informações, reconhecer a finalidade do texto, identificar o tema, entre outras.
            Antigamente a alfabetização significava a decodificação de sinais gráficos. Mas atualmente o conceito de alfabetização é mais abrangente. É caracterizada como um processo ativo, onde a criança desde que começa a conviver com a escrita , constrói e reconstrói hipóteses sobre a origem e o funcionamento da escrita como um sistema de representação.
            Devido ao surgimento dos termos “letramento” e “alfabetização funcional”, os pesquisadores decidiram diferenciar os dois termos. Então passou-se a entender que alfabetização se resume no processo de leitura e escrita. Já o letramento é mais amplo, pois além do aprendizado da leitura e escrita, disponibilizará a criança a capacidade de interpretar e utilizar tais habilidades em práticas sociais. O nível de letramento se dá através da cultura escrita de cada um.
            Para que haja o ensino da linguagem escrita é necessário a absorção do sistema alfabético.
            Existem diversos métodos de alfabetização e cabe ao professor constatar qual deles se adéqua melhor em sua turma, se algum aluno responde a um método diferente dos demais. Essas informações podem ser obtidas através da avaliação, conforme comentamos no início do texto.

            É preciso que a apropriação da linguagem escrita seja composta pela alfabetização e pelo letramento, para que com autonomia a criança saiba ler, escrever e ainda entender e interpretar o que está escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.