Alfabetização e letramento apesar de obterem conceitos diferenciados caminham juntos no processo de ensino aprendizagem. Alfabetizar condiz ao ensino da escrita e da leitura, já o letramento é um leitura de “mundo” começa muito antes da alfabetização e continua após a mesma.
Para alfabetizar o
docente tem como referência vários métodos, que pode basear-se
e criar seu próprio método levando
em consideração a subjetividade de cada
aluno , que ele deve ser ativo e participativo em todo processo.
Refletir
sobre a importância que o aluno exerce enquanto sujeito da educação demanda
voltar-se para um olhar de humanização, valorizando um pensar crítico e
criativo, construindo e transformando as subjetividades nas relações entre
avaliação e escola, como um dos caminhos necessários para repensar novas
práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem”.(SANTOS,
p 4 )
Alfabetizar já é um tarefa que
exercer uma grande responsabilidade por parte do docente,
embora difícil não é
tão árdua como a de avaliar.
A avaliação não deve ser vista com algo quantitativo, sim
como uma verificação do que
os alunos apreenderam sobre
assusto, bem como auto avaliar a prática docente e de todo o
sistema educacional. Avaliar foca o aprimoramento, aperfeiçoamento buscando
a qualidade no
processo de ensino aprendizagem.
O docente deve ser flexível,
mediador do conhecimento, fazendo uma avaliação formativa
acompanhado o aluno em todo
processo no decorrer do ano letivo, analisando
o crescimento gradativo de cada aluno e seus objetivos foram assim
atingidos ou não.
SANTOS A P. Aluno sujeito da avaliação: conselho de
classe participativo como instância de reflexão. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/235.
. Acesso em 26 de jun de 2013
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