sexta-feira, 28 de junho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO




     Alfabetização e letramento apesar de obterem conceitos diferenciados caminham juntos no processo de ensino aprendizagem. Alfabetizar condiz ao ensino da  escrita  e da leitura, já o letramento  é um   leitura   de “mundo” começa muito antes  da alfabetização e  continua   após a mesma.  
    Para alfabetizar  o  docente  tem como referência   vários métodos,  que  pode basear-se  e criar seu próprio método levando  em  consideração  a subjetividade  de cada  aluno , que ele  deve  ser ativo e participativo  em todo processo.
Refletir sobre a importância que o alu­no exerce enquanto sujeito da educação demanda voltar-se para um olhar de hu­manização, valorizando um pensar crítico e criativo, construindo e transforman­do as subjetividades nas relações entre avaliação e escola, como um dos caminhos necessários para repensar novas práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem”.(SANTOS, p 4 )

       Alfabetizar já é um tarefa que exercer uma  grande  responsabilidade por parte do docente, embora  difícil  não é  tão árdua   como a  de   avaliar.
       A avaliação não  deve ser vista com algo quantitativo, sim como uma   verificação  do que   os  alunos apreenderam sobre assusto, bem como auto avaliar a prática docente e de  todo  o sistema educacional. Avaliar  foca o  aprimoramento, aperfeiçoamento buscando a  qualidade  no  processo de  ensino aprendizagem.
       O  docente deve  ser  flexível,   mediador  do conhecimento, fazendo uma avaliação  formativa  acompanhado o aluno  em todo processo no decorrer  do ano letivo,  analisando   o crescimento gradativo de cada aluno e seus objetivos foram assim atingidos  ou não.



SANTOS  A P.  Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão. Disponível  em:  http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/235. . Acesso em  26 de jun de 2013

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