A
avaliação deve ser feita de forma continua, dia apos dia, para assim
podermos saber com que perfil de alunos estamos lindando, e seu desenvolvimento
ao passar das semanas. É necessário levar em consideração os conhecimentos prévios
que o aluno já possui e fazer com que isso sirva de auxilio no processo de alfabetização.
Avaliar
deve ter como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança, não deve-se
focar apenas nos conhecimentos obtidos pelos alunos, mas sim na qualidade da alfabetização,
o interesse dele em aprender como também a interação do aluno com o professor.
É
necessário que o professor saiba que existem diversos métodos de alfabetizar
seus alunos, e para isso é preciso conhecer bem o perfil da turma para
consequentemente o professor saber utilizar o método que melhor se adequará a
seus alunos, pois o professor alfabetizador tem o poder de fazer com que seus
alunos aprendam como também o de frustrá-los. E saber utilizar a forma correta
de alfabetização se dará por meio de avaliação.
Não
é possível cobrarmos uma educação de qualidade, sem professores de qualidade.
Portanto nós como futuras professoras devemos pensar em uma forma de alfabetização
mais eficaz e colocar em prática, devemos pesquisar, correr atrás, e tentar de
todas as formas mudar a educação, fazer com que os alunos tenham vontade de
aprender, despertar o interesse das crianças em ir para a escola e esta ser um
local prazeroso e não uma obrigação, para isso devemos utilizar a avaliação,
para saber em que ponto precisa melhorar.
Então,
em primeiro lugar o professor precisa se auto-avaliar, saber se está alcançando
os objetivos esperados, se auto-avaliar para saber se está ensinando seus
alunos de forma correta. Para depois avaliar a turma e perceber as dificuldades
para assim ajudar seus alunos nos pontos falhos. E consequentemente haver uma
boa relação entre professor e aluno e o ensino ser prazeroso para ambos.
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