O método de avaliar no ensino aprendizagem é
uma tarefa nada fácil, o professor tem que estar preparado para fazer essa
avaliação para que a criança não saia prejudicada.
No processo de alfabetização
o professor tem que avaliar todo o processo na aprendizagem, não é apenas uma
prova que o aluno irá mostrar seu conhecimento.
A partir do momento que a
criança faz errado uma questão não basta o professor colocar um “x” ou “?” e
não explicar pro aluno o que ele errou, o professor deverá dar uma explicação
do que ele fez errado para que da próxima vez ele acerte.
Avaliar vai
além de olharmos para crianças como seres meramente observados, ou seja, a
intenção pedagógica avaliativa dará condições para o professor ou professora
criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de
partida para esta observação, torna-se claro a necessidade de se construir
conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo
avaliativo formal na Educação Infantil.
A
avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer
o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse
sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que
isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no
fazer educativo.
A distância
existente entre o discurso e a prática de alguns educadores e educadoras,
principalmente a ação classificatória e autoria exercida pela
maioria, encontra explicação na concepção de avaliação do educador/a, reflexo
de sua estória de vida como aluno/a e professor/a.
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