quinta-feira, 4 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO



 O método de avaliar no ensino aprendizagem é uma tarefa nada fácil, o professor tem que estar preparado para fazer essa avaliação para que a criança não saia prejudicada.
No processo de alfabetização o professor tem que avaliar todo o processo na aprendizagem, não é apenas uma prova que o aluno irá mostrar seu conhecimento.
A partir do momento que a criança faz errado uma questão não basta o professor colocar um “x” ou “?” e não explicar pro aluno o que ele errou, o professor deverá dar uma explicação do que ele fez errado para que da próxima vez ele acerte.

Avaliar vai além de olharmos para crianças como seres meramente observados, ou seja, a intenção pedagógica avaliativa dará condições para o professor ou professora criar objetivos e planejar atividades adequadas, dando assim um real ponto de partida para esta observação, torna-se claro a necessidade de se construir conhecimentos e reflexão por parte de professores educadores acerca do processo avaliativo formal na Educação Infantil.
A  avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.
A distância existente entre o discurso e a prática de alguns educadores e educadoras, principalmente a ação classificatória e autoria  exercida pela maioria, encontra explicação na concepção de avaliação do educador/a, reflexo de sua estória de vida como aluno/a e professor/a.



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