quinta-feira, 4 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

    Para alfabetizar é preciso também saber avaliar, já que é uma das maiores dificuldades encontradas pela maioria do professores durante esse processo. Porém deve-se saber avaliar não somente a ciança, mas também o sistema de ensino, a escola, o professor, etc...
    A autoavaliação realizada pelo professor é considerada extremamente importante, pois é apartir dai que o professor sabe onde está atuando corretamente e onde precisa melhorar. A escola também é responsavel pela etapa de aprendizagem da criança, pois pode elaborar projetos e criar condições para garantir a mesma.
    Há alguns tempos atrás o ensino era apenas transmissivo, aprendizagem mecânica, hoje esse aprendizado é estimulado e vivenciado, ou seja, hoje se alfabetiza letrando (interagindo com a realidade da criança), usando o que ela já sabe. Esse aprendizado depende também do processo e possibilidades oferecidos a criança. Lembrando que, cada criança tem seu tempo e método de aprendizagem, e que o professor tem uma importante tarefa em mediar e proporcionar aos alunos diferentes suportes para que esse aprendizado ocorra com sucesso.
Segundo SANTOS; MENDNÇA:

Alfabetizar letrando é, portanto, oportunizar situações de aprendizagem da língua escrita nas quais o aprendiz tenha acesso aos textos e a situações sociais de uso deles, mas que seja levado a construir a compreensão acerca do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Referencias: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia.Alfabetização e letramento conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.