quinta-feira, 4 de julho de 2013

TEXTO REFLEXIVO INDIVIDUAL


          O professor deve avaliar o aluno de forma integral, sem excluir, julgar e comparar por diferenças regionais, culturais e sociais. Na língua portuguesa o certo e o errado é relativo, pois, existem diferentes dialetos. O que é diferente, regionalismo/dialetos, não é considerado na avaliação escolar, porém é muito encontrado nas salas de aula, assim o professor acaba por ser injusto ao avaliar seus alunos. 
          A escola entende que o correto é escrever/falar corretamente a gramática porém diversas vezes o aluno pode escrever corretamente um texto e não conseguir articular suas ideias. Com isso o aluno pode entender que a forma escrita é correta e a forma falada não. O papel do professor é ensinar o português como uma língua, suas utilidades e funções.
          A comunicação se dá através da fala de forma, e de forma concreta através da escrita e exige uma articulação melhor das ideias para que de fato aconteça a comunicação. A avaliação deve acontecer de forma continua, processual, formativa. Levando em conta todos os aspectos do desenvolvimento da criança, tanto na escrita como na forma oral, além das diferenças regionais e culturais.


REFERÊNCIAS


CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. Editora Spione.

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