quinta-feira, 4 de julho de 2013

REFLEXÃO SOBRE AVALIAR NA ALFABETIZAÇÃO

 Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.
Aprender a ler e a escrever implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las (ou de associá-las), mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação, possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural.
É preciso trabalhar de forma sistematizada para o desenvolvimento das capacidades linguísticas, ler e escrever, ouvir e falar, com compreensão
Já referente a avaliação, os professores encontram dificuldades em avaliar seus alunos, assim como pesquisas também apontam que avaliar é um processo difícil, levando em conta ainda de que não só as crianças devem ser avaliadas, mas todo o sistema de ensino, inclusive os docente onde os alunos também teriam voz e vez.
Os resultados de aprendizagem das crianças também é um bom parâmetro da auto avaliação, pois se não está sendo aprendido o que se pretende ensinar é preciso avaliar onde está a falha.
O professor precisa estar atento a diversidade da sala de aula e ao tempo de aprendizagem de cada um, além do que a avaliação não deve ser algo para prejudicar o aluno.

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