quinta-feira, 4 de julho de 2013

TEXTO REFLEXIVO EM GRUPO


Na alfabetização o ato de avaliar torna-se complexo, e muitos aspectos precisam ser considerados.
O primeiro passo é romper com as barreiras do medo, que há muito tempo impedem crianças de aprenderem pelo medo de perguntar e principalmente pelo medo de errar. O ambiente escolar precisa ser um lugar livre de preconceitos, a criança deve sentir-se com liberdade de perguntar e interagir. É importante que a criança perceba que o erro não é uma vergonha, e sim um aprendizado, cabe ao professor tornar isso possível em sua aula.
Muitos conceitos de certo e errado precisam ser reavaliados e levar em conta o meio que envolve cada aluno, considerar a individualidade, perceber que cada criança só pode ser comparada a ela mesma, compará-la apenas ao seu próprio desenvolvimento ao decorrer do ano, pois outras crianças não aprendem da mesma forma e não possuem a mesma subjetividade.
É importante considerar se a criança vive em um ambiente onde se tem contato com o mundo da leitura e da escrita, e se a criança fala o dialeto da escola, pois estes fatores favorecem ou não a criança. Os diferentes tempos de aprendizagem e todo o mundo de diferenças que envolvem cada aluno. Perceber suas dificuldades e trabalhá-las para ajudar em sua aprendizagem e jamais taxá-lo de incapaz.
O professor tem uma grande responsabilidade em suas mãos e cabe a ele conhecer seu aluno e ajudá-lo a construir o seu conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.