Na
alfabetização o ato de avaliar torna-se complexo, e muitos aspectos precisam
ser considerados.
O primeiro
passo é romper com as barreiras do medo, que há muito tempo impedem crianças de
aprenderem pelo medo de perguntar e principalmente pelo medo de errar. O
ambiente escolar precisa ser um lugar livre de preconceitos, a criança deve
sentir-se com liberdade de perguntar e interagir. É importante que a criança
perceba que o erro não é uma vergonha, e sim um aprendizado, cabe ao professor
tornar isso possível em sua aula.
Muitos
conceitos de certo e errado precisam ser reavaliados e levar em conta o meio
que envolve cada aluno, considerar a individualidade, perceber que cada criança
só pode ser comparada a ela mesma, compará-la apenas ao seu próprio
desenvolvimento ao decorrer do ano, pois outras crianças não aprendem da mesma
forma e não possuem a mesma subjetividade.
É importante
considerar se a criança vive em um ambiente onde se tem contato com o mundo da
leitura e da escrita, e se a criança fala o dialeto da escola, pois estes
fatores favorecem ou não a criança. Os diferentes tempos de aprendizagem e todo
o mundo de diferenças que envolvem cada aluno. Perceber suas dificuldades e
trabalhá-las para ajudar em sua aprendizagem e jamais taxá-lo de incapaz.
O professor
tem uma grande responsabilidade em suas mãos e cabe a ele conhecer seu aluno e
ajudá-lo a construir o seu conhecimento.
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